A Estrutura frasal no uso dos verbos
no pretérito perfeito em alemão
Vimos até o momento alguns verbos no pretérito perfeito, mas e como fica a estrutura frasal quando usamos esses verbos?
Olhe a tabela a seguir:
Frases afirmativas
Sujeito
|
verbo auxiliar
conjugado no presente
|
complemento
|
particípio do
verbo principal
|
Anna
|
ist
|
nach Frankfurt
|
gefahren.
|
Thomas
|
hat
|
ein Eis
|
gegessen.
|
Nas frases afirmativas o verbo auxiliar “sein”/ “haben” conjugado fica na segunda posição e o particípio do verbo principal “gefahren”/ “gegessen” fica no final da frase . O sujeito e o complemento ficam entre eles.
Frases negativas
Sujeito
|
verbo
auxiliar conjugado no presente
|
complemento
|
particípio
do verbo principal
|
Anna
|
ist nicht
|
nach Frankfurt
|
gefahren.
|
Thomas
|
hat nicht
|
ein Eis
|
gegessen.
|
Nas frases
negativas a estrutura fica igual a estrutura das frases afirmativas, ou seja, o
verbo auxiliar “sein”/ “haben” conjugado fica na segunda posição e o particípio do verbo principal “gefahren”/
“gegessen” fica no final da frase . O sujeito e o complemento ficam entre eles.
Frases interrogativas
Verbo auxiliar conjugado no presente
|
verbo auxiliar conjugado no presente
|
complemento
|
particípio do
verbo principal
|
Ist
|
Anna
|
nach Frankfurt
|
gefahren?
|
Hat
|
Thomas
|
ein Eis
|
gegessen?
|
Nas frases interrogativas há uma alteração. O verbo auxiliar “sein”/ “haben” conjugado fica no início da frase e o particípio do verbo principal “gefahren”/ “gegessen” fica no final da frase . O sujeito e o complemento ficam lado a lado.
1.
Observe
a estrutura acima no seguinte diálogo entre dois jovens, Alfred e Fred. Fred conta tudo
o que fez no domingo.
Alfred und Fred
·
Alfred,
was hast du am Sonntag gemacht?
·
Ich
bin um sieben Uhr aufgestanden.
·
Was?
Ich stehe nie um sieben Uhr auf.
·
Dann
bin ich in den Wald gegangen
und habe Jogging gemacht.
·
Was?
Ich gehe nie…
·
Um
halb neun habe ich gefrühstütckt.
·
…
·
Dann
habe ich drei Stunden Klavier gespielt.
·
…
·
Um
zwölf Uhr habe ich zu Mittag gegessen.
·
…
·
Nachher
habe ich mein Zimmer aufgeräumt.
·
…
·
Dann
habe ich Hausaufgaben gemacht.
·
…
·
Danach
habe ich zwei Stunden Englisch und Mathe gelernt.
·
…
·
Später
habe ich Musik von Mozart und Bethoven gehört. Wunderbar!
·
…
·
Nach
dem Abendessenn bin ich gleich ins Bett gegangen.
·
…
·
Mein
Sonntag war wirklich schön.
·
…
Was sagt Freddy?
catecriandorj.blogspot.com
Que tal exercitar o que aprendemos?
1. Liste os verbos sublinhados no texto acima, separando-os conforme o verbo auxiliar que os acompanha.
haben
|
sein
|
2. Aplique a estrutura estudada nas seguintes frases desordenadas. Escreva-as em seu caderno.
a.
das Zimmer – ich – aufgeräumt – habe .
b.
gestern – hast –
geschlafen – du – bis spät ?
c.
zur Schule – bin
– ich – gegangen .
d.
hast – du – dein
Bett – gemacht nicht .
e.
mit Freunden –
gestern – habt – ihr – gechattet ?
f.
hast – du –
Hausaufgaben – gemacht .
g.
Musik – wir –
haben – gehört .
h.
Thomas – auf ein Stein – ist - ausgerutscht ?
i.
nach Berlin –
Tanja – gereist – letztes Jahr – ist .
4.
Agora
visite o blog deutsch-ist.blogspot.com.br e exercite as estruturas estudadas
através das atividades interativas.
planetaeducacao.com.br
DICA: Se quiser treinar um pouco mais, vá até o site da editora alemã Hueber Verlag. Há inúmeros exercícios online, jogos e testes de nivelamento:
http://www.hueber.de/shared/uebungen/planet/lerner
Treinando a oralidade e a compreensão auditiva
5. Agora vamos à sala de vídeo assistir um vídeo " Mein Tag" sobre o cotidiano de uma estudante na Alemanha. A estudante conta seu dia-a-dia no tempo presente. Desafio você a recontar a fala da estudante a um colega, mas no tempo passado. Para realizar essa atividade, siga as seguintes etapas:
a. Anote os verbos que ela usou;
b. Procure
os verbos que você listou acima na tabela de verbos do blog deutsch-ist.blogspot.com.br
e anote como ficam esses verbos no pretérito perfeito;
c. Escolha
um colega e relate a ele, oralmente, o que a personagem fez. Lembre-se que ao
relatar o que a personagem fez, você estará contando o cotidiano da personagem
no passado.
coizademulher.blogspot.com
Auto-avaliação
a.
Ao
ler as explicações sobre a estrutura frasal com o uso do pretérito perfeito,
você compreendeu com facilidade ou teve dificuldades? Se teve dificuldades,
escreva quais dúvidas que teve?
b.
Quanto
as atividades propostas, você conseguiu realizá-las com as explicações dadas e
com a pesquisa no blog deutsch-ist.blogspot.com.br?
c. Ainda
em relação às atividades realizadas, qual dessas áreas poderia ter sido melhor
trabalhada, a fala, a escrita, a interpretação, a gramática ou a leitura?
Justifique sua resposta.
d. Ainda
em relação às atividades realizadas, você às achou interessantes ou não?
Justifique sua resposta?
Bibliografia
-
FRANZ,
Beatrice.Wie geht´s - Band 4. Porto Alegre: Freitag, 2009.
-
ESTERL,
Úrsula; KÖRNER, Elke; EINHORN, Agnes; KUBICKA, Úrsula; JENKINS KRUMM, Eva
Maria. Team Deutsch – Deutsch für Jugendliche. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen, 2008. p 86-87
- BOVERMANN,
Monika; FRÖLICH, Konstanze; GEORGIAKAKI, Manuela; KOPP, Gabriele. Pingpong neu – 3. Deutschland: Max
Hueber Verlag, 2003
- PAVÂO SILUK, Ana Cláudia; MIELNICZUK, Luciana; KRAUSE MATOS, Danubia; LAMMEL MARQUES, Iuri. Guia do Professor Pesquisador - orientações gerais para a produção do material didático impresso para EaD. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2005.
- PÍA, Maria. Elaboração do Texto Didático Escrito. Santa Maria: UFSM
- PAVÂO SILUK, Ana Cláudia; MIELNICZUK, Luciana; KRAUSE MATOS, Danubia; LAMMEL MARQUES, Iuri. Guia do Professor Pesquisador - orientações gerais para a produção do material didático impresso para EaD. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2005.
- PÍA, Maria. Elaboração do Texto Didático Escrito. Santa Maria: UFSM
-
http://www.hueber.de/sixcms/media.php/36/planet-dvd-tag-didakt.pdf
Adorei as dicas, obrigada.
ResponderExcluir